Postagem em destaque

Diferença entre teses, dissertação, monografia, relatório, resenha (recensão crítica), resumo e ensaio!

-> Metodologia.in A tese de doutorado é um trabalho de caráter monográfico, onde exigi-se originalidade. Ou seja, exigi-se que do pro...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diferença entre teses, dissertação, monografia, relatório, resenha (recensão crítica), resumo e ensaio!

-> Metodologia.in

A tese de doutorado é um trabalho de caráter monográfico, onde exigi-se originalidade. Ou seja, exigi-se que do problema tratado resulte contribuição original, inédito, acrescentando-se dados novos àquele rumo da ciência em que é feita a investigação. Utilizam-se raciocínios e instrumentos metodológicos específicos e rigorosos, apoiados na documentação empírica e bibliográfica.

A dissertação de mestrado, também é de caráter monográfico que demonstra os resultados de uma investigação científica, entretanto, dela não é exigido o caráter de originalidade. Utilizam-se raciocínios e instrumentos metodológicos específicos e rigorosos, apoiados na documentação empírica e bibliográfica.

Monografia é um trabalho acadêmico com processo de investigação sistemática, caracterizado pela abordagem de um só tema ou problema específico, de forma delimitada e profunda, contendo no mínimo 50 páginas. É utilizado por professores e acadêmicos.

Relatório é um documento que se expõem os resultados de um trabalho de qualquer assunto, Estes, são apresentados de forma altamente organizada.


Na elaboração do relatório, existem etapas a serem alcançadas.
  • ·         Planejamento
  • ·         Seleção e coleta de dados
  • ·         Análise

Introdução: Apresenta as justificativas. 

Texto Principal: Descrição do trabalho, com uma apresentação eficiente, funcional, possibilitando uma compreensão fácil e rápida.

Conclusão: Finaliza o relatório, mostrando claramente os resultados. Serve para retificar o que foi apresentado e conduzir o leitor aos resultados práticos.

Resenha ou Recensão Crítica é um resumo crítico. Sua importância e utilidade estão no auxilio que prestam aos leitores com relação a algum material bibliográfico.
A resenha não se limita em sintetizar uma obra, mas apresenta comentários sobre ela ao mesmo tempo que a interpreta, sustentando a avaliação com evidências extraídas do próprio texto.

Resumo é a apresentação concisa de um texto seja ele da natureza que for ou seja, há limitação e em nenhum momento pode-se emitir julgamento pessoais.  Deve-se buscar ideias-chaves que estruturem o pensamento do autor do texto em que se esta fazendo o resumo.

Ensaio trata-se de um texto breve, com caráter cientifico, que assume o papel de um estudo conclusivo sobre determinado tema, expondo seu pensamento com mais liberdade, podendo afastar-se da documentação bibliográfica.



6 comentários: