Postagem em destaque

Diferença entre teses, dissertação, monografia, relatório, resenha (recensão crítica), resumo e ensaio!

-> Metodologia.in A tese de doutorado é um trabalho de caráter monográfico, onde exigi-se originalidade. Ou seja, exigi-se que do pro...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Escreva com qualidade



Professores, acadêmicos, profissionais liberais dedicam uma parte considerável de seu tempo à pesquisa.

Um pesquisador que não publicar sua pesquisa, tem participação nula no acervo do conhecimento. Qual seria então a motivação para dedicar-se tanto tempo a um projeto sem visar compartilhar o resultado obtido?

Quando um indivíduo entra na universidade, se torna um pesquisador, embora sem prestígio. Este, passa a ler mais e de forma crítica, procura fontes e baseia-se em fontes segura suas alegações, analisa, debate, produz textos (de forma menos responsável na maioria das vezes), passa a compreender a essência de uma teoria ou de um ponto de vista, bem, pelo menos é o que espera-se dele. Aquele novo meio, produz mudanças internas, introspecções e a razão da pesquisa científica, esta paralelamente ligada a isso, afinal, o conhecimento liberta, abre novas possibilidades, novas perspectivas.
A pesquisa nada mais é que a busca de um conhecimento profundo sobre algo, de modo amplo, é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento e para ter qualidade, credibilidade, é feita de modo sistematizado, utilizando métodos e técnicas ¹.
Entretanto, se uma pesquisa for brilhante, mas se não estiver bem escrita, é possível que ela não seja devidamente apreciada. É fundamental o texto estar bem preparado, em forma apropriada, pois valoriza a pesquisa. Isso vale para monografias, teses, mais ainda, para artigos científicos.
Em contrapartida, a ciência não esta interessada nas palavras em si, nem as utiliza para embelezar as frases ou para dar toques emocionais. Ela rejeita, como espúria, qualquer forma de psitacismo, ou seja, a utilização de palavras sem ideias. Mas, usa palavras para servir de meios para revelar um pensamento, ou mostrar algo realidade, se concentra no significado. Portanto, é necessário cautela no uso das palavras, é importante ser prevenido para as confusões, ambiguidades que elas podem causar.

Todo o texto de caráter científico, deve por natureza, ser expresso numa linguagem que se distingue daquela em que a subjetividade possa interferir ao ponto de comprometer o significado da pesquisa, da ciência.
Ao redigir um texto de maneira efetiva, baseado em uma pesquisa, é necessário, pensar, planejar, rever os passos a percorrer. Quando o autor julga que o artigo, a monografia esta pronta, deve-se ter em mente que aquele passo é o início de várias alterações. Deve-se zelar pela qualidade do texto. Veja bem, o objetivo deste artigo não é questionar a qualidade da pesquisa e sim o texto que a apresentará para o mundo acadêmico. =)
Para se alcançar o objetivo de publicação em periódicos de prestígio, a compreensão da lógica é fundamental. A lógica ou a falta dela, estará estampada no relato de uma investigação. Pois o leitor verá se o autor reuniu matéria adequada e principalmente, suficiente para que se possa forma uma opinião sobre a pesquisa realizada e sua conclusão. Caso contrário, o leitor não poderá concordar ou discordar do autor, e não é o que um pesquisador desejaria. Logo, fica evidente a importância do planejamento ao se redigir um texto científico.
Escrever é um momento de reflexão, que favorece a compreensão e o aperfeiçoamento pessoal. No entanto, trata-se de tarefa para ser aprendida e exercitada com empenho e perseverança e é crucial ter o hábito da leitura, pois contribui para a melhora da redação, do raciocínio.

---
Referências
Pereira, Maurício, Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
¹ Rúdio, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa. 31ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário